Acantose Nigricans (Resistência à insulina)

Acantose Nigricans (Resistência à insulina)


Acantose nigricans é um tipo de manchas escuras na pele que aparece principalmente ao redor do pescoço e nas dobras cutâneas que é um dos sintomas de resistência à insulina.

A pele nessa região também apresenta-se aveludada e mais grossa, e os locais mais atingidos são virilhas, axilas, pescoço, lábios, palma das mãos e pés.

Os sintomas da acantose nigricans são:

Manchas escuras na pele, que se apresentam com uma textura aveludada e mais grossa, além de pequenas verrugas no pescoço, axilas e virilhas escuras.

Causas da acantose nigricans

A acantose nigricans pode ser relacionada a algum distúrbio hormonal como hipotireoidismo, acromegalia, ovários policísticos, diabetes, síndrome metabólica, síndrome de Cushing e ao uso de anticoncepcionais orais. Além disso, esta doença é mais comum em afrodescendentes.

Diagnóstico da acantose nigricans

O diagnóstico da acantose nigricans é feito pelo dermatologista ao observar as lesões na pele do indivíduo.

Tratamento para acantose nigricans

O tratamento para acantose nigricans consiste na eliminação da sua causa. Para clarear a pele pode-se realizar uma esfoliação com sabonete líquido e açúcar 1 vez por semana, mas emagrecer e praticar exercícios físicos são muito importante para o sucesso do tratamento.

Acantose Nigricans

 

Fonte: Tua Saúde http://goo.gl/FcQwDk

+ Não há comentários

Deixe o seu