Diabetes Burnout – Um resposta natural, um esgotamento emocional

Diabetes Burnout – Um resposta natural, um esgotamento emocional


O diabetes é um constante diagnóstico ao longo de uma vida. Não é surpresa que algumas pessoas vivendo com diabetes, atravessem a experiência do diabetes burnout.
Por exemplo, para alguém com diabetes tipo 1, há centenas de decisões adicionais que precisam ser feitas todos os dias. Pode ser severamente cansativo física e emocionalmente.

O que é então o Diabetes Bornout?

Diabetes Burnout, também conhecido como uma síndrome de esgotamento, é uma resposta natural e racional a viver com uma condição exigente, a longo prazo.
É a condição que a longo prazo as pessoas se sentem frustradas, derrotadas e / ou esgotadas emocionalmente pelo diabetes.
Todos os sentimentos se concentram em torno do diabetes exteriormente um indivíduo pode não parecer infeliz. Logo, não devemos identificar a princípio que trata-se de uma depressão -, onde as pessoas se sentem negativas sobre si mesmas, das outras e do futuro – . Mas é importante reconhecer e obter ajuda.
Estudos internacionais estimam que o diabetes bornout, afeta 44% das pessoas diagnosticadas com diabetes tipo ou tipo 2. E tem sido constantemente associadas com os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) elevados.

Quem é afetado?

Pessoas com o diagnóstico do diabetes há muitos anos são mais propensas a este tipo de síndrome. Pode ser apresentado em qualquer idade, em decorrência das exigências de viver com tal condição a longo prazo.

Ela pode se desencadear por diversos motivos, tais como:

1 – O tratamento e cuidado contínuo: Para algumas pessoas, pode ser fruto de um resultado de diagnóstico e tratamento por muitos anos, sem chances de “folgas” ou “descansos”.

2 – Eventos no decorrer da vida: O diabetes bornout pode coincidir com um momento particular, de muita dificuldade, como por exemplo, relacionamento, estresse familiar ou luto. Quando tais eventos ocorrem, naturalmente o diabetes pode ser encarado como uma baixa prioridade.

Você está lidando neste momento com o diabetes bornout?

O diabetes bornout pode incluir os seguintes sintomas:

-Sentindo-se oprimido e frustrado por conta do diabetes;

-Sentindo-se irritado com o diabetes e frustrado com as exigências para o bom controle glicêmico;

-Sentindo como se o diabetes está controlando a sua vida;

-Preocupar-se sobre não tomar bastante cuidado com o diabetes, mas desmotivado ou não querendo mudar esta situação;

-Evitando fazer o tratamento de maneira correta como por exemplo, não indo ao médico ou não realizado os testes de glicemia;

-Não se preocupando com os níveis de açúcar no sangue;

-Ignorando bons hábitos alimentares;

-Sentindo-se sozinho e isolado por conta do diabetes;

Onde obter ajuda?

Caso você acha que possa estar enfrentando o diabetes burnout é importante buscar ajuda. Um auxílio psicológico, grupos de apoio e associações de apoio ao portador de diabetes, poderão dar início a mudança dos problemas decorrentes desta síndrome.

Como evitar o diabetes burnout?

Há algumas coisas que você pode fazer e irão ajudar a superar ou evitar o diabetes burnout.

– Sim, você pode ter sentimentos negativos sobre o diabetes. Permita-se sentir-se irritado, chateado, frustrado quando você precisar. É natural, isso é uma resposta saudável para o nosso mundo com a Bete.

– Cuide de você. Durante as fases de estresse, o diabetes pode não ser uma prioridade. Considere o que você precisa fazer, no mínimo, para cuidar de sua saúde.

– Olhe para o equilíbrio. Sua vida não deve ser definida pelo diabetes. Aproveite o tempo para socializar, desfrutar de relacionamentos com os outros e obter o descanso e relaxamento que precisa.

– Defina metas realistas. É difícil atingir a perfeição o tempo todo.

– Falar com outros. A maioria das pessoas com diabetes vai entender o que você está passando, compartilhando experiências irá ajudar você a vencer obstáculos.

Referências:

http://www.uniica.com.br/artigo/sindrome-de-burnout-a-doenca-do-esgotamento-profissional/

https://www.diabetes.org.uk/Guide-to-diabetes/Living_with_diabetes/Diabetes-burnout/?utm_source=facebook&utm_campaign=type1comms&utm_medium=organic

Imagem: www.diabetesdaily.com

+ Não há comentários

Deixe o seu