Diabetes e amamentação

Diabetes e amamentação


Quando o assunto é a Bete no período gestacional, as mamães ficam em constante preocupação em sua gravidez por conta de algum risco ou complicação durante este período.

Logo após o nascimento surgem outras dúvidas, entre elas se a mãe, diabética, pode ou não amamentar o seu filho.

A atenção das mães deve começar nas primeiras horas de vida do seu bebê. A alimentação do recém-nascido deve ser constituída de apenas leite materno direto do peito, evitando o uso de mamadeiras ou chupetas, como aconselha a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Até os 6 meses de vida, esta amamentação deve ser exclusiva. Para mães diabéticas ou não.

Para as mães diabéticas, o leite natural traz ainda outra vantagem. Um estudo publicado no Journal of Obesity, afirma que a amamentação recomendada acima diminui o risco de obesidade.

E respondendo a pergunta. Uma mãe com a Bete pode e deve amamentar o seu filho.

Sempre que possível, faca um pequeno lanche, antes ou depois de amamentar o seu filho.

No caso da diabetes Tipo 1, deve ser feito um ajuste de doses de insulina, porque o consumo de energia é superior durante este período, sendo por isso necessário, frequentemente reduzir essa dose.

Mas para melhor esclarecimento, consulte SEMPRE o seu médico.

Fontes:

http://www.blogdasaude.com.br/

http://soumae.net/

2 Comentários

Deixe o seu
  1. 1
    Maíla

    Oi Pablo, há dois anos meu filho nasceu e ele não pegou meu peito, não conseguiu mamar, lá na maternidade mesmo já introduziram o “complemento” pra ele. Sou diabética desde os meus 7 anos de idade, há 26 anos convivo com a Bete e confesso que NUNCA imaginei que um dia eu seria mãe, por causa das complicações da gestação em diabéticas. Primeiramente, eu não precisei fazer tratamento para engravidar, e minha gestação foi completamente tranquila, sem maiores problemas ou complicações! Graças a Deus, tudo deu certo, tive que fazer cesárea por causa dos riscos para o bebê na hora do parto normal em diabéticas. Mas minha recuperação foi %, tive muita hipoglicemia quanto tentei amamentar meu filho, no primeiro mês, ele com dificuldade mamou o colostro mas quando o leite desceu, ele não mamou, ficou mesmo na mamadeira! Enfim, gostei da matéria e infelizmente digo que EU não consegui! AMO suas matérias e estou sempre de “olho” na sua página! Que Deus nos abençoe cada dia mais!

    • 2
      Pablo Silva

      Maíla meu muito obrigado por sua mensagem na publicação que realizei.

      Depoimentos como o seu são muito importantes na construção do conteúdo da página, além de ser um grande aprendizado e motivação maior para nos unirmos quando o assunto é diabetes.

      Espero continuar contando com sua contribuição e acesso no nosso Eu e a Bete.

      Que Deus te abençoe.

+ Deixe um comentário