Família com saúde – Já alertou o Papai da importância de ir ao médico

Família com saúde – Já alertou o Papai da importância de ir ao médico


Com o nascimento dos filhos poucas coisa alegram mais os pais do que vê-los crescer, estar do seu lado a cada passo do grande caminho que eles têm pela frente. Mas para acompanhar o ritmo e a energia das crianças é preciso que os pais tenham a saúde em dia.

Culturalmente, as mães normalmente já mantém um cuidado maior com a própria saúde, pois normalmente quando pequenas, são ensinadas sobre a importância das visitas periódicas ao médico e dos cuidados com a saúde.

Enquanto isso, os pais por sua vez, têm a ideia de que são super-heróis e que nenhuma doença pode afetá-los. Entretanto, essa visão não se compara à realidade e à falta de cuidados com a saúde. Leva a muitas doenças que têm cura e que são de fácil tratamento, a afetarem o homem e a se agravarem.

Todos os cuidados com a saúde devem ser aplicados. Uma dieta mais rica e um estilo de vida mais saudável são excelentes formas de se prevenir contra a maior parte das doenças. Entretanto, a falta de visitas ao médico impede a descoberta de problemas em seu início, período em que o tratamento apresenta em média, a maior eficiência.

Um dos principais exemplos de doenças às quais os homens devem se manter atentos é o câncer de próstata. Atualmente, ele é a segunda maior causa de óbito masculino, perdendo apenas para problemas no sistema circulatório. Entretanto, quando descoberto em seu inicío, o tratamento tem eficácia em cerca de 90% dos casos. Para que o câncer seja descoberto no principio, o homem deve frequentar regularmente seu urologista e realizar os exames de toque e o exame de sangue PSA.

Muitos homens têm preconceito com o exame de toque, que acarreta a não visita ao médico, levando a graves consequências no futuro. O câncer de próstata não apresenta sintomas até que esteja em estágio avançado. Por isso, muitos homens acreditam que estão saudáveis, à espera dos sintomas para a ida ao urologista.

Muitas vezes, isso leva a um agravamento da doença e torna o tratamento mais intensivo e com uma eficácia menor, além de levar um maior tempo para a recuperação. Para manter a saúde em dia, além da dieta e dos exercícios físicos; as visitas ao urologista e a relização de exames periodicos são essenciais. Além de viver mais, esses cuidados levam a uma vida mais sadia e servem de bom exemplo para os filhos e familiares.

família com saúde