Família – quem é sua rede de apoio?

Família – quem é sua rede de apoio?


O tema escolhido hoje é para aquela pessoa, que acredita conseguir passar por qualquer situação sozinho.

Que não precisa da família, não precisa de acompanhamento específico, nem dos amigos, pois todas as suas ações são suficientes para seu bem estar e sua saúde. Por um lado, é importante estimularmos essa responsabilidade e autonomia, mas ninguém vive sozinho. As pessoas encontram formas de se relacionarem com o meio em que vive, e é fundamental que exista o contato para o desenvolvimento da saúde emocional de qualquer pessoa.

Você sabia que sua família vivencia a mesma ansiedade que você desde as primeiras consultas médicas, para descoberta do que se tem, até o momento em que se encontra, hoje? Preocupação, medo, tristeza também são enfrentados por eles, não como portadores de uma doença crônica, mas acreditem, é bem próximo.

A vulnerabilidade que a Diabetes causa, pode levar a um estado de insegurança, e é nesse ponto que família, amigos e apoio médico se encontram com o ser que precisa de cuidados e incentivo. Alimentação específica, organização de uma rotina, amor, paciência, aspectos importantes para a melhoria da qualidade de vida, observação e desenvolvimento de funções psicossociais em casos de depressão e desajustes familiares são algumas das situações que demonstram a importância desses vínculos.

Qual a sua rede de apoio? Quem é a pessoa que lhe incentiva quando as coisas parecem estar difíceis? Quem prepara aquela comidinha especial? Qual é o médico que lhe oferece uma palavra de força e de reconhecimento pelo que tem desempenhado? Quem é aquele amigo que diz: Não!!! – acreditando que você comerá algo impróprio?

Cuidando da sua saúde emocional e física, acredite você estará contribuindo para o bem estar da sua rede de apoio. Agradeça, peça ajuda, agradeça novamente. Mas entre em contato, não fique sozinho. Procure grupos, roda de amigos, encontros com a família.

Viver é fundamental para a sua saúde.

 

+ Não há comentários

Deixe o seu