Mas o que é essa tal de diabetes?

Mas o que é essa tal de diabetes?


Mas o que é esse tal de diabetes?

Estava eu no retiro de carnaval que participei, quando na piscina uma pequena turma, cerca de 5 crianças, entre 9 e 12 anos, chegam, olham para minha tatuagem e me perguntam:

  • “ Tio, o que é isso escrito no seu braço?”
  • “Está escrito: “Diabetes Tipo 1”. Pronto! A partir daí surgiu uma conversa muito bacana!

Perguntei inicialmente se sabiam o que era o diabetes.

Vejam as respostas:

  • “Diabetes é quando uma pessoa come muito açúcar!”
  • “Meu avô bem tem diabetes!”
  • “Você não pode comer muita bala né?”
  • -“você morre se comer doce?”

O que me deixou mais curioso, foi o fato que apesar da pouca idade, as respostas tinha um certo sentido sobre a referência da doença que as pessoas definem praticamente de igual modo na vida adulta.

Tive a oportunidade naquele momento de explicar o que na verdade era, pude esclarecer muitas dúvidas e principalmente uma questão delas imaginarem outras crianças da mesma idade tendo este desafio.

Logo surgiu aquele sentimento de medo de se imaginarem na mesma situação. Passei a importância delas ajudarem e terem a noção que, o saboroso doce para o nosso caso é bem vindo. Principalmente quando surge aquela hipo que sabemos.

Consegui de forma bem didática esclarecer a estes pequenos o que de fato era ter a Bete. Sai com a sensação de dever cumprido, alimentando ainda mais a certeza que a informação é a base de tudo, independente da faixa etária e independente do problemas que enfrentamos.

E você, já falou sobre o que é ter a Bete pra alguém hoje?

+ Não há comentários

Deixe o seu