O que é deficiência pra você?

O que é deficiência pra você?


O que é deficiência pra você?
 
Comece lendo isso despido de todo preconceito. Do corpo, da alma, do que ouve, do que lê e do que o mundo lhe coloca.
 
Quando me pego pensando no termo deficiente, vejo que isso pode tantos significados, mas logo me lembro de ausência.
 
E você pode ser deficiente de tantas coisas. De cálcio, insulina, físico, de amor, da alma e por aí vai.
 
São tantas questões que perduram este tema que tentarei me prender ao que os meus olhos tiveram o imenso prazer de ontem testemunhar. Atletas paralímpicos eficientes!
 
E ali, milhares de pessoas se arrepiavam com saltos, corridas, arremessos e tudo que de mais belo há no esporte. Vi pessoas se desafiando e indo além do que eu, que me olho no espelho e fisicamente me jugo sem deficiência, não seria capaz de fazer.
 
Brilhantes campeões, de diversos países, vibrando e celebrando cada fração de segundo, atingindo recordes e cruzando a linha de chegada.
 
Nós, da arquibancada, apenas admirávamos e aplaudíamos. Naqueles instantes refletia que a “deficiência” era um coadjuvante nestes atletas eficientes.
 
E se por um instante, sem querendo realizar comparações, mas se eu olhasse para o meu corpo, ali também tinha uma pessoa deficiente de insulina e com o seu aparelho eficiente, me permitia ali celebrar, vibrar e me arrepiar com o que a vida é capaz de possibilitar de se admirar.
 
E nestes instantes vejo que a maior limitação fica dentro de nós, na nossa cabeça, quando restringimos nossos desejos, sonhos e ações. E deixamos de ser eficientes para nos tornarmos deficientes com nossas preocupações.
 
Por isso que ser deficiente depende da sua ótica, depende do seu ponto de partida e de como você se vê despido do conceito, definido previamente para o que se aplica como eficiente pra você.

+ Não há comentários

Deixe o seu