Quem vai reconhecer que isso significa Diabetes?

Quem vai reconhecer que isso significa Diabetes?


Eu queria saber o por quê deste símbolo e a percepção por trás dele de todos os DM`s?

Afinal, quem é que vai reconhecer que isso significa Diabetes?

Talvez essa venha ser uma questão que você em algum momento já levantou, assim como o motivo que uma fita cor de rosa pode representar um outubro rosa para a prevenção do câncer de mama ou outra fita de cor vermelha para simbolizar uma campanha de atenção a AIDS.

Pode ser que você concorde que um símbolo tenha maior relevância, do que simplesmente carregarmos um nome em todos os lugares. Já imaginou um bóton apenas escrito “Diabetes” ?

Vamos então entender o azul e o seu símbolo, o círculo

O símbolo foi idealizado por Kari Rosenfield da Fundação Internacional de Diabetes (IDF) em 2006 quando a fundação estava em campanha para a resolução das Nações Unidas sobre o diabetes.

A cor azul reflete o céu que une todas as nações e é a cor da bandeira das Nações Unidas.

O círculo azul significa unidade ou seja, a união do mundo em resposta a epidemia global do diabetes.

Então vista azul, compartilhe essa ideia e mostre que não é um período para celebrarmos o diabetes, mas de levar a conscientização, a responsabilidade, controle e informação para todos aqueles que não sabem ou ainda não tiveram a oportunidade de entender sobre este assunto.

Aproveitando, você sabe o que é diabetes?

O pâncreas é um órgão localizado atrás do estômago que produz alguns hormônios importantes para nosso sistema digestivo. Em condições rotineiras, quando o nível de glicose no sangue sobe, células especiais, chamadas células beta, produzem insulina. Assim, de acordo com as necessidades do organismo no momento, é possível determinar se essa glicose vai ser utilizada como combustível para as atividades do corpo ou será armazenada como reserva, em forma de gordura.
Isso faz com que o nível de glicose (ou taxa de glicemia) no sangue volte ao normal.

Diabetes Tipo 1

Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o Tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença.

O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

Para saber um pouco mais sobre o assunto: Mitos e verdades sobre o Diabetes Tipo 1

Diabetes Tipo 2

O Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controla a taxa de glicemia.
Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

Para saber mais sobre esse assunto visite o site da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Curiosidade:

Você sabe a origem da palavra Diabetes?

O termo diabetes vem da palavra grega para “sifão” – ela começou a ser usada com base na observação de que os portadores da doença pareciam perder líquidos na urina com tanta rapidez que não conseguiam saciar a sede.

O segundo termo que consta no nome completo da doença, diabetes melito, também vem do grego e significa “doce”, uma referência à presença de açúcar na urina, o que é uma manifestação típica do diabetes. Dizem que na Antiguidade provava-se a urina do doente a fim de verificar se estava adocicada – ainda bem que atualmente o diabetes pode ser detectado nos exames de sangue!

 

Fontes:

http://www.healthline.com/diabetesmine/why-the-blue-circle

http://www.diamundialdodiabetes.org.br/2015/10/15/por-que-um-circulo-azul/

http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/diabetes/tipos-de-diabetes

http://www.selecoes.com.br/de-onde-vem-a-palavra-diabetes

+ Não há comentários

Deixe o seu