Fique de olho: o diabetes é a principal causa de CEGUEIRA em adultos!

Fique de olho: o diabetes é a principal causa de CEGUEIRA em adultos!


Calma! Esse não é um post com o objetivo de trazer mais uma preocupação para a nossa vida com diabetes… Afinal, já são tantos os cuidados diários com a medição da glicemia, tomada dos remédios, alimentação, exercícios…

A boa notícia é que quando estamos com a diabetes e a glicemia sob controle, nossa visão muito provavelmente também está! Os riscos do diabetes à visão são decorrentes de níveis elevados de açúcar no nosso sangue. Com o tempo, o acúmulo do açúcar danifica os pequenos vasinhos de sangue que temos dentro da retina. Eles se rompem ou se afrouxam permitindo que os fluídos vazem, podendo assim causar doenças como a Retinopatia Diabética e o Edema Macular Diabético, que danificam a visão e são hoje a maior causa de cegueira em adultos.

 

 

 

CEGUEIRA

 

O que fazer para cuidar da visão?

Bem, o mais importante, é ter adesão a todos os cuidados regulares para controlar o diabetes. Além disso, algumas atitudes bem simples podem nos ajudar a continuar mantendo uma visão saudável… Confira!

Recomenda-se a visita a um oftalmologista especialista em retina anualmente

Como as pessoas com diabetes estão muito mais sujeitas a determinadas doenças da visão – como o Edema Macular Diabético e a Retinopatia Diabética – devem visitar regularmente o oftalmologista especialista em retina.

Pacientes quem têm diabetes há bastante tempo e mulheres grávidas com diabetes precisam ter cuidados redobrados – neste último caso, o recomendado são visitas trimestrais ao oftalmologista especialista em retina!

Fique atento aos sintomas… Mas não espere que eles apareçam.

As doenças como o Edema Macular Diabético e a Retinopatia Diabética são chamadas de silenciosas, pois vão se agravando por muito tempo até que possamos perceber seus sinais – e aí algumas consequências já podem ser irreversíveis à visão. Por isso, ficar atento ao aparecimento dos sintomas abaixo é muito importante, mas agir de forma preventiva é a melhor opção!

Os sintomas podem incluir:

  • visão dupla ou embaçada;
  • flashes de luz ou pontos brancos na visão;
  • manchas escuras e/ou flutuantes;
  • dor ou pressão em um ou ambos os olhos;
  • dificuldade em ver as coisas nos cantos dos olhos (visão periférica).

 

Salve sua visão!

Ainda que você tenha descuidado do controle glicêmico, nem tudo está perdido. Quando diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada, é possível interromper a progressão dessas doenças e, consequentemente, preservar a sua visão!

A consulta a um oftalmologista especialista em retina é recomendada uma vez ao ano. Programando-se com antecedência você poderá já deixar marcado em seu calendário anual!

Calendar vector template 2015 with Workplace elements.

Calendar vector template 2015 with Workplace elements.

Para saber mais acesse o site: doencasdaretina.novartis.com.br/

 Referências

  1. Site do National Institutes of Health (NIH). Disponível em https://nei.nih.gov/health/diabetic.
  2. Site da campanha Veja Bem, Veja Para Sempre, da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). Disponível em http://vejaparasempre.com.br/blog/diabeticos-devem-visitar-o-retinologo-com-regularidade/

 

[PubliEditorial]

1 Comentário

Deixe o seu
  1. 1
    LAYDJANE BALBINO MELO DE ANDRADE

    Nossa! Esse vídeo foi muito bom p me dar um grande empurrão p seguir corretamente a dieta e controlar minhas taxas. Agradeço por por me ajudar a me conscientizar, pois jamais quero deixar de ver o sorriso dos meus queridos filhos Guilherme – 3 anos – e Fernando – 5 meses – Obrigada, obrigada, obrigada!

+ Deixe um comentário